segunda-feira, 4 de outubro de 2010

E a febre amarela?

Depois das primeiras notícias a respeito da febre amarela, viajar para alguns estados brasileiros tornou-se uma atividade tensa. O Viagem & Lazer consultou o especialista em medicina do viajante, Dr. Marco Foltran, e traz esclarecimentos sobre o assunto.

1. O que é febre amarela?
É uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A intensidade dos sintomas pode variar muito, desde quadros simples com febre e mal estar até morte por falência de múltiplos órgãos.

2. Como está a situação da febre amarela no Brasil?
Até o fim de janeiro  de 2008, 40 casos foram notificados, destes, 19 foram confirmados para febre amarela, onde 10 evoluíram para óbito e nove foram curados. Cinco casos ainda permanecem em investigação. Os locais confirmados para a doença foram áreas silvestres dos estados de Goiás, Brasília e Mato Grosso do Sul. Nenhum caso foi de febre amarela "urbana", ou seja, o risco de contágio está restrito às áreas de floresta.


3. Quem deve se vacinar?
Habitantes de área de risco ou quem vai viajar para estas áreas. A vacina passa a valer após 10 dias da aplicação e seu efeito dura 10 anos. Não se recomenda revacinar antes de completar o período de 10 anos.

4. Quem não pode se vacinar?
As contra-indicações para a vacina são: crianças menores de nove meses, alérgicos a ovos, pessoas com baixa imunidade (portadores do vírus HIV, transplantados e pós-tratamento de câncer). Quem recebeu sangue e derivados a menos de oito semanas também deve aguardar. Gravidez e idade avançada são contra-indicações relativas e devem ter uma avaliação caso a caso. Nesses casos, o viajante pode obter um certificado válido para viajar nos postos de vacinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bastando levar documento com foto e declaração assinada pelo médico com a justificativa da impossibilidade em tomar a vacina.

5. Países que exigem o certificado internacional de vacinação:
Dependendo do país, as exigências do certificado de vacinação podem variar. Existem países que exigem o documento de todos os viajantes, outros, somente daqueles que vêm de países de risco. Para cidadãos brasileiros ou estrangeiros que aqui estiveram recentemente, alguns países da África e da América do Sul exigem o documento e não é possível sequer entrar no país sem comprovar o estado vacinal. Para a Europa e América do Norte, não são exigidos comprovantes. Como estas regulamentações podem mudar, a dica para os viajantes é buscar informação atualizada junto aos consulados ou na página da organização mundial de saúde (OMS). No site da Anvisa (www.anvisa.gov.br), existe uma seção específica para viajantes com um atalho para a página da OMS.

6. E para viajar dentro do País?
Não há obrigatoriedade da vacina. Mais importante do que a exigência da vacina é a preocupação com a saúde. O risco está restrito às áreas de floresta, ou seja, numa viagem a negócios para a cidade de Brasília o risco é imperceptível, agora, se esta viagem incluir um churrasco numa chácara a alguns quilômetros da capital federal, o quadro muda completamente.
Fonte: Caderno Viagem e Lazer - Jornal O Povo - Edição de 06/03/08.
 Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário