segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quem tem medo de avião?

Medo de voar – aviofobia

Você sabia que 6 em cada 10 pessoas sentem alguma ansiedade durante o vôo?
Para saber se você tem aviofobia, basta responder sim a uma destas duas perguntas:

A) Você já desmarcou algum vôo para viajar por outro meio de transporte, ainda que lhe tomasse mais tempo?

B) Você já tentou reduzir a ansiedade do vôo através do álcool e de remédios?

As causas da aviofobia variam desde a sensação da falta de controle da situação de estar “flutuando” sem os pés em terra firme, a fobia de locais fechados, por não poder “sair” na hora que desejar ou ainda o medo de acidentes aéreos. Muitas vezes as pessoas têm ciência de que seu medo é irracional, sabem que viajar de carro é estatisticamente muito mais perigoso, mas ainda assim não conseguem relaxar durante uma viagem aérea. O medo de voar pode se manifestar simplesmente por pensamentos indesejados ou ainda por sintomas como tremor, suor excessivo, coração acelerado, dificuldades para respirar, boca seca, tontura, entre outros. Alguns passageiros reagem ainda, mostrando agressividade aos companheiros de viagem ou aos tripulantes.Devido aos recentes acidentes e o número de pousos de emergência ocorridos nos últimos meses, tornou-se ainda mais difícil encarar um vôo com serenidade.

Mas existe alguma maneira de evitar esse desconforto? Sim. Uma abordagem multidisciplinar entre a medicina do viajante e a psicologia/psiquiatria tem obtido sucesso no controle do medo de voar de muitas pessoas.

Veja a seguir como se baseia o tratamento.

1. Informação.
Conhecer alguns aspectos técnicos do vôo e da aeronave, bem como reconhecer que o medo pode fazer com que nosso corpo reaja com sintomas desagradáveis, ajuda as pessoas a sentirem mais confiança e entender todo o processo de forma mais racional.
2. Aprender estratégias para vencer o medo.
Técnicas de relaxamento muscular e de controle da respiração são muito úteis para evitar sintomas, como por exemplo, a síndrome de hiperventilação. A abordagem cognitiva, examinando aspectos da vida pessoal e identificando fatores de stress são eficientes como estratégias de longo prazo no controle do medo.
3. Confrontar o objeto do medo.
De acordo com a psicologia, evitar situações que induzem ao medo tem o efeito de aumentar os sintomas de ansiedade a longo prazo. A técnica da confrontação (seja por sensibilização, confrontação gradual ou enfrentamento abrupto e intenso) deve ser aplicada. A escolha do método depende da personalidade do paciente.
Para aqueles aviofóbicos que viajam raramente ou cujos sintomas são mais facilmente suportáveis, a prescrição de calmantes naturais ou controlados é a solução mais rápida e fácil. Evitar estimulantes como a cafeína, por exemplo, também é muito importante.
Para aqueles cujo medo de um acidente aéreo é algo insuportável, recomendo a leitura do livro do piloto e escritor francês Saint Exupéry, Vento, Areia e Estrelas, um livro interessante e muito positivo, escrito por quem sobreviveu a várias quedas.
Agora, uma verdade para quem tem qualquer fobia: as pessoas podem suportar muito mais do que elas julgavam ser capazes de suportar.
Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário