segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vai fazer intercâmbio?

Estudar no exterior oferece uma excelente oportunidade de aprendizado, cultura e crescimento pessoal. Diferenças culturais e climáticas são os maiores obstáculos a serem vencidos para que tudo seja perfeito durante a viagem. A Medicina do Viajante tem como objetivo minimizar estas diferenças e diminuir o impacto de uma doença enquanto vivendo fora do Brasil. Cerca de 40% dos intercambistas brasileiros no exterior necessitam atendimento médico nos primeiros três meses de viagem.

Antes de viajar, consulte o ambulatório do viajante para obter informações sobre as vacinas necessárias. Sarampo e rubéola, por exemplo, ainda não foram erradicadas na Europa e no Canadá a hepatite B é bastante prevalente.
Dependendo do destino, você precisará da carteirinha internacional de vacinação e a comprovação de vacina contra a febre amarela. Preferencialmente venha de quatro a seis semanas antes da partida, para dar tempo de receber todas as vacinas. Se seu roteiro incluir áreas rurais, altitude ou extremos de temperatura ou se fizer algum tratamento específico para alguma doença, você merece uma atenção individualizada.
Estando doente, não é um bom momento para aprender um idioma. Informe-se no ambulatório do viajante sobre médicos que falam português no exterior e locais de atendimento específicos se você tiver alguma doença pré-existente.

Prepare um Kit de primeiros socorros sob medida para o destino (ver matéria de 06/01/2007), e leve receitas e relatórios em inglês para não ter problemas na alfândega.
Aprenda sobre os riscos do destino e como evitá-los. Seu novo lar não tem mais ou menos doenças que sua cidade, apenas diferentes, e você tem como evitar.
Contrate um bom seguro de viagem, um pé quebrado pode custar mais que a viagem toda.

Uma página útil para quem vai estudar fora é www.studentsabroad.com (em inglês).

Aproveite ao máximo esta experiência e, Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário