segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Enjôo de viagem

O que é cinetose ou enjôo de viagem?

Também chamada de doença do movimento, consiste em uma progressão de sintomas, que inicia com um mal-estar gástrico, evolui com náusea e finalmente culminam com vômitos. Além dos efeitos gastrintestinais, há também uma sensação de calor, tontura, respiração rápida, salivação e dor de cabeça, associados com palidez e sudorese fria. O sistema nervoso tenta compensar os efeitos do movimento contínuo, mas às vezes não é suficiente.


Existem pessoas mais susceptíveis ao enjôo durante viagens?

Sim. Mulheres são mais susceptíveis que homens, principalmente durante o período menstrual e na gravidez. Pessoas que apresentam enxaqueca também têm maior chance de apresentar doença do movimento. Quanto à idade, crianças até dois anos de idade muito raramente apresentam sintomas, mas dos dois aos 15 anos é que os sintomas tornam-se mais freqüentes. Após os 15 anos há um declínio na intensidade dos sintomas até a terceira idade, onde raramente se têm sintomas.


O que fazer para evitar?

Ficar na parte mais estável do veículo, sentar-se confortavelmente, encostando todo o corpo na poltrona. Mover a cabeça o mínimo possível, evitar fixar o olhar em um ponto fixo, como na leitura. Preferir sempre olhar para o horizonte. Em cruzeiros marítmos, procure escolher uma cabine no meio do navio, próxima ao nível da água. Em aviões, sente-se na direção das asas e em ônibus no terço anterior do salão. Refeições leves antes da viagem e roupas confortáveis também ajudam na prevenção.


E o que desencadeia o enjôo?

Tanto o movimento como a sugestão visual de movimento (cinema 3D, vídeo games). Pode ocorrer quando se viaja na terra, água ou ar, sendo no mar a forma mais conhecida e freqüente. O enjôo é uma resposta normal a um estímulo anormal. Através da visão, da propriocepção e do sistema vestibular o corpo identifica o movimento e tenta compensá-lo no centro do equilíbrio. Alguns fatores, como ingestão de grande quantidade de comida, consumo de álcool, pouca ventilação e odores tornam os sintomas ainda mais intensos.


Qual o tratamento para o enjôo de viagem?

O melhor resultado é conseguido na prevenção do enjôo. Depois de instalado o quadro os sintomas são mais intensos e não respondem muito bem ao tratamento com medicação. É sempre melhor prevenir do que tratar. Anti-histamínicos, anti-muscarínicos e anti-dopaminérgicos são as drogas de escolha. Pela grande quantidade de efeitos colaterais e interação com outras drogas e interferência em certas doenças, sempre converse com seu médico antes de usar estes remédios. Alguns trabalhos mostram que pulseiras de acu-pressão, que estimulam o P6 ou ponto de Neiguan, localizado a três dedos do punho, entre os tendões do palmar longo e do flexor radial do carpo diminuem a sensação de náusea. Existem modelos comerciais destas pulseiras que podem ser adquiridos no exterior ou via Internet.


E a tontura que aparece depois que se desce do navio?

Ocorre quando o sistema nervoso consegue neutralizar com sucesso os efeitos do movimento e quando este movimento cessa, ocorre o chamado“Mal de debarquemént”. São sintomas que ocorrem sempre em terra, após o viajante descer da embarcação, depois de ter viajado tranqüilamente sem sintomas. Pode durar de horas até meses. Não responde bem à medicação convencional, sendo necessária sedação com benzodiazepínicos na fase aguda.


Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário