segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Check up do viajante

O que é Medicina do Viajante?
A medicina do viajante é uma especialidade que visa orientar, informar e proteger o viajante e as comunidades que o recebem. Antes de viajar, é preciso se precaver para que o imprevisto de ficar doente não transforme a viagem de férias ou trabalho em pesadelo. O Check-up do Viajante é um serviço para quem viaja pelo Brasil ou para o exterior. O atendimento é prestado por um especialista em Medicina do Viajante, que cuida de situações particulares aos viajantes e doenças do mundo todo.
Quem deve se consultar?

Qualquer pessoa, pois quando viajamos, entramos em contato com microorganismos diferentes, clima, alimentação, pessoas e animais que não estamos acostumados, mas principalmente:
Quem vai morar fora, intercâmbio, cursos de línguas, trabalho no exterior, etc.
  • Quem visita destinos exóticos, lugares muito frios ou muito quentes.
  • Pessoas em tratamento para doenças cardiovasculares, dos intestinos, renais, respiratórios (asma, enfisema), hepatite, pacientes diabéticos, epilépticos, imunocomprometidos, com passado de trombose, anemia severa, casos psiquiátricos ou outra condição de tratamento constante.
  • Situações especiais - cruzeiros marítimo, trilhas, mergulho autônomo, grandes altitudes.
Que riscos existem em uma viagem?

Locais diferentes, riscos diferentes. Ao viajar podemos encontrar destinos até com menos riscos que Fortaleza, porém são riscos diferentes, que devemos conhecer e nos prevenir. As complicações mais freqüentes são doenças infecciosas adquiridas através da água e de alimentos contaminados (diarréias e verminoses) e infecções nas vias aéreas superiores (gripes, otites e faringites). Doenças transmitidas por insetos como malária, febre amarela, dengue e encefalites também são uma possibilidade real em viagens nas áreas tropicais do globo.

Por que eu devo me consultar?

Pesquisas mostram que até 60% dos viajantes, perdem pelo menos um dia de suas viagens dependendo do destino, por motivo de saúde. Consideremos também o possível prejuízo por conta de diárias de hotel, passagens, passeios não desfrutados e ainda remédios, consultas e até internações em hospitais. Nas viagens a trabalho, o prejuízo pode ser ainda maior, tendo em vista a não concretização de negócios importantes. O profissional médico especializado em Medicina do Viajante pode levantar as necessidades específicas de cada destino, como orientações, vacinas, preparação de relatórios médicos em outros idiomas, autorizações de vôo e ainda prescrição de medicações preventivas. É um profissional familiarizado com situações especificas dos viajantes, com contatos na rede de médicos especializados em Medicina do Viajante e com grande conhecimento na distribuição global de determinadas doenças.

Como é a consulta?


Pode ser individual ou familiar. A consulta individual dura 50 minutos e o retorno, que é marcado na 1ª visita, 20 minutos. Para famílias o tempo varia até 2 horas. O médico faz um exame completo no paciente e vê os riscos específicos da viagem, do vôo, vacinas necessárias, epidemias no destino e cuidados com doenças préexistentes. No retorno, o viajante recebe as recomendações, receitas, relatórios médicos (em inglês também), orientação de seguro-viagem, telefones de clínicas e/ ou médicos no destino. Durante a viagem, ficamos à disposição por telefone, e aquele indivíduo que retorne doente, auxiliamos o médico assistente na investigação de possíveis problemas relacionados à viagem.

O que eu devo levar para a consulta?

Roteiro (detalhado) da viagem programada. Todas as paradas, escalas, tipo de transporte utilizado, acomodação, propósito da viagem, alergias a alimentos e medicamentos, tratamento médico atual, comprovantes de vacinas recebidas anteriormente e procurar obter de familiares - e anotar - informações relativas às vacinas já recebidas.

Quanto tempo antes da viagem eu devo marcar a consulta?


Preferencialmente quatro a seis semanas de antecedência para algumas vacinas fazerem efeito, mas em casos excepcionais a qualquer momento, até na véspera da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário