segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Turista de barrigão

O bebê está chegando? Mais do que nunca é hora de se divertir. Veja as dicas para as futuras mamães levantarem o astral e aproveitarem a gravidez em grande estilo. 
Durante os nove meses de espera toda gestante passa por um mix de emoções; alegria misturada à ansiedade e ao medo provocados pela novidade que está para chegar. A melhor forma de lidar com essas emoções é procurar atividades que tragam prazer e tranqüilidade, ficar perto dos amigos, celebrar os momentos e viajar com o maridão... Então que tal curtir a natureza, respirar ar puro, caminhar na areia, tomar um banho de mar ou passar uma temporada na serra para relaxar as tensões? O médico Marco Foltran, especialista em Medicina do Viajante, lembra que é preciso tomar alguns cuidados na escolha do destino, do transporte até lá e dos tipos de hospedagem e passeios. Confira as dicas para você curtir a viagem sossegada.
Para Onde Ir
Dê preferência a lugares que tenham fácil acesso a hospitais e atendimento médico, caso seja necessário. Certifique-se também se existe proliferação de doenças no local. Tenha sempre em mãos seu histórico clínico de exames e tipo sanguíneo e verifique se seu plano de saúde tem cobertura na cidade que você vai visitar.

No avião
As empresas aéreas exigem atestado médico de grávidas que estejam viajando até quatro semanas antes da data prevista para o parto ou que tenham complicações na gestação. O atestado deve ser emitido durante a semana que antecede o embarque, mas gerentes de balcão e comandante têm autonomia para vetá-lo, desde que considerem um risco. Durante o vôo, o ideal é fazer caminhadas curtas para ativar a circulação.

No navio
Certifique-se de que o navio tem assistência médica a bordo para atender em caso de eventual emergência em alto mar. Para evitar enjôos, peça que seu médico indique um medicamento adequado e não esqueça de controlar a alimentação. Prefira frutas e alimentos leves e, em caso de exagero, procure compensar com caminhadas pelos corredores ou exercícios na piscina.

No carro
Confira as condições da estrada, para evitar enjôos. Sempre use o cinto de segurança abaixo do abdômen para não machucar ou comprimir a barriga. Em caso de viagens longas, faça paradas de cerca de 10 a 15 minutos a cada noventa minutos de estrada, para caminhar e ativar a circulação. Beba bastante líquido e vá ao banheiro sempre que tiver vontade.

Bagagem
Procure sempre usar roupas leves e confortáveis. Leve na bagagem meias próprias para grávidas e sapatos baixos. Não esqueça de ter sempre à mão a carteirinha pré-natal, telefone de emergência do seu médico e alimentos ricos em fibras, frutas e bolachinhas.

CUIDADOS

1º trimestre (0 a 12 semanas)
É seguro viajar, mas não esqueça dos cuidados indicados pelo médico. Viagens longas poderão causar desconforto devido à maior freqüência de enjôos.

2º trimestre (13 a 28 semanas)
Essa pode ser a melhor época para viajar, lembrando sempre dos cuidados que devem ser tomados.

3º trimestre (29 a 40 semanas)
Evite viagens em caso de complicações médicas, gravidez de gêmeos e em caso de partos prematuros no passado. Viajar neste período exige um termo de responsabilidade. Peça ao médico uma autorização por escrito comprovando que a viagem é segura para você e para o bebê e que não existem riscos de entrar em trabalho de parto nas próximas 72h. Esteja atenta à política da companhia.

Boa viagem!

Fonte: Caderno Viagem e Lazer - Jornal O Povo - Edição de 11/10/07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário