segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vacinas para viagem

Como saber quais vacinas devo tomar antes de uma viagem?
Você pode visitar o ambulatório de Medicina do Viajante do hospital ou seu médico, para que eles possam auxiliá-lo a decidir quais vacinas estão indicadas para sua viagem. Seria melhor que você os procurasse com pelo menos um mês de antecedência, mas se precisar viajar de última hora, ainda assim é recomendável. Lembre-se sempre de levar na consulta sua carteira de vacinação ou anotações das vacinas que você já tomou.

Como o médico decide quais vacinas estão indicadas para mim?

Existem benefícios, riscos e custos para todos os tipos de vacinas. Recomendamos uma vacina quando seu benefício é maior que o risco e o custo. Você deve tirar todas as dúvidas que tiver sobre cada vacina com seu médico. Há dois grupos de vacinas. Aquelas que fazem parte do esquema vacinal de rotina ou calendário vacinal, que você deve tomar independente da sua viagem, e aquelas que você deverá receber apenas se for viajar.



Vacinas da rotina ou calendário

Existem diversas vacinas que são consideradas da rotina. A maioria delas você deve ter tomado na infância.
  • Você deve receber a cada 10 anos a vacina contra Tétano e difteria (Td) e as vezes contra coqueluche (DPTa).
  • Você deve ter recebido pelo menos 2 doses da vacina contra Sarampo em algum momento da sua vida. Considerar reforço antes de viajar para alguns países da Europa.
  • Se você viajar para locais onde exista poliomielite (paralisia infantil) você deve receber um reforço da vacina contra polio, pelo menos uma vez depois de adulto (ver mapa).
  • Se você tiver mais que 65 anos ou tiver imunidade comprometida, você deve receber a vacina contra pneumonia (pneumocóccica).
  • Se você nunca apresentou varicela ou recebeu a vacina, você deve mencionar para seu seu médico.

Vacinas para viagem


Hepatite A
Hepatite A é uma infecção muito comum que as pessoas adquirem com água ou alimentos contaminados. Dependendo onde você nasceu, você pode ter apresentado esta doença durante a infância, pois quando a hepatite A é adquirida na infância ela constuma apresentar quadros leves. Por outro lado, se você adquiri-la depois de adulto, você poderá ficar muito doente e até morrer. Você pode fazer um exame de sangue para verificar se você já teve esta doença algum dia (pergunte ao seu médico). Se você já apresentou Hepatite A na infância você não corre risco de pegá-la novamente. Se você não souber e não fizer o teste que confirme, você deverá receber a vacina antes da sua viagem. È preciso apenas uma dose antes da viagem para sua proteção, mas você deverá receber uma segunda dose em 6-12 meses para ficar protegido pelo resto da sua vida.


Hepatite B
Embora tenha sido incorporada ao calendário vacinal, muitas pessoas ainda não são imunes à hepatite B. Esta doença é transmitida por via sexual e pelo sangue (transfusão de sangue, agulhas contaminadas em procedimentos médicos, odontológiocos, acupuntura, tatuagem, piercing e compartilhamento de drogas endovenosas). Recomendamos a vacina universalmente, mas especialmente para viajantes com destinos à zona de risco (ver mapa), estada prolongada ou sujeitos aos riscos citados acima. O esquema vacinal tradicional são 3 doses divididas num intervalo de 6 meses, mas para viajantes podemos usar o calendário acelerado ou hiperacelerado quando necessário. A vacina dada em 3 doses confere imunidade permanente.


Febre Tifóide
Febre tifóide é outra doença que geralmente é adquirida através de água ou alimentos contaminados. Esta doença costuma causar febre muito alta e dor abdominal, podendo ficar muito grave e levar ao óbito. Se você estiver visitando amigos ou família em uma área de risco, saiba que você é o principal tipo de viajante a ser infectado. Existe uma vacina contra esta doença tanto na forma de comprimidos, quanto de injeção. Leva 7 dias para tomar todos os comprimidos e costuma ser um pouco complicado. Esta apresentação da vacina (comprimidos) confere proteção por 5 anos, depois disso você deve repetir a vacinação. Já, na forma de injeção, necessita-se apenas de uma aplicação. Esta forma da vacina confere proteção por 2 anos, depois disso você deve repetir a vacinaçã o. Está particularmente indicada para viagens à Àsia e África.


Meningite
Meningite é uma infecção que acomete o líquido que banha o cérebro. Muitas pessoas possuem um certo tipo de bactéria que pode causar meningite vivendo em suas bocas, mas sem deixá-los doente. Entretanto, quando outra pessoa entra em contato com secreções respiratórias destes indivíduos (Tosse, por exemplo), elas podem ficar muito doentes e morrer. Contra este tipo de meningite existe uma vacina específica. Esse tipo de meningite é especialmente comum em algumas partes da África e se você estiver viajando para estas regiões, seu médico deverá recomendar a vacina. Também, se você for da religião Islâmica e for realizar a perigrinação a Meca (Por exemplo, o Hajj), pode ser necessário que você receba a vacina, pois esta doença é comum nestas situações. Em outras áreas, tamb&e acute;m pode estar indicado se você ficar na comunidade, principalmente por períodos muito prolongado. Existem diversos tipos de vacina, pergunte ao seu médico qual a melhor e o intervalo para uma segunda dose.


Gripe
A gripe (influenza) causa febres, tosse, dores de cabeça e pelo corpo e pode causar um quadro grave. Em areas com clima temperado, ela ocorre durante o inverno, mas nos trópicos (Fortaleza, por exemplo) ela ocorre durante todo o ano. É muito comum acometer viajantes e para se proteger você deve receber a vacina, que confere proteção somente por um ano. A vacina do hemisfério Norte é diferente da do hemisfério sul. Recomendo fortemente para quem vai participar de cruzeiros marítmos.


Raiva
Raiva é uma doença extremamente grave que as pessoas adquirem normalmente com a mordida do cachorro. Muitos outros animais podem causar esta doença, como por exemplo, macacos e morcegos. Todas as pessoas que ficam doentes, morrem da doença. Existe uma vacina para proteger contra a raiva, caso você tenha risco de contrair a doença. Esta vacina é cara e você deve tomar 3 injeções , em um período de 3 semanas. Viajantes para o sudeste asiático e subcontinente indiano devem considerar esta vacina, dependendo do propósito e da duração da viagem . Crianças apresentam maior risco de serem mordidas por cachorros e também podem tomar a vacina. Independente de tomar ou não esta vacina, antes da sua viagem, se você for mordido por um animal, principalmente um cachorro, você deve lavar vigorosamente a ferida por 5 minutos com água e sabão, e pro curar um médico o quanto antes.

Febre Amarela
Febre amarela é uma doença muito grave e geralmente letal, que ocorre em diversas áreas da África e da América do Sul. A vacina contra febre amarela é muitas vezes obrigatória, para viagens em países de risco. Se você receber esta vacina, você deverá também receber um certificado internacional, que você deve levar consigo para provar que você é vacinado. A doença é transmitida através da picada de um mosquito, portanto deve-se tomar os cuidados contra picada de mosquito. Você necessitará repetir a vacina somente dentro de 10 anos.


Encefalite Japonesa
Esta doença ocorre no Sul e Sudeste da Ásia (ver mapa). A doença é transmitida através da picada de um um mosquito, principalmente nas áreas rurais onde são criados porcos. Se você for visitar regiões fora das grandes cidades por um período superior a 30 dias, seu médico deverá recomendar esta vacina para você. Você necessita pelo menos 3 doses em dias separados, o que deve ser feito algumas semanas antes da sua viagem, para que você fique totalmente protegido. Esta vacina não existe no Brasil, por isso podemos agendá-la em outro países, antes da chegada à area de risco.


Encefalite Viral da picada do carrapato
Esta encefalite é uma doença que ataca o sistema nervoso causada por um flavivírus (da mesma família da dengue) e é transmitida pela picada do carrapato.As áreas de risco compreendem os campos abertos das áreas rurais da República Tcheca, Slováquia, Hungria, Austria, Suiça, Alemanha, Polônia, Lituânia, Estônia, Latvia, Suécia e extende-se até a Sibéria na antiga União Soviética (ver mapa). Esta vacina é recomendada somente em viajantes muito selecionados. Também não está disponível no Brasil

Cólera

Devido ao baixo risco do viajante adquirir cólera, esta vacina não é recomendada de rotina.
Tome suas vacinas e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário