segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vai viajar com crianças?

Meus filhos precisam consultar com um pediatra ou uma clínica de Medicina do Viajante antes de viajarmos ?

SIM. Seus filhos tem mais chances que você de ficarem doentes ou sofrerem algum acidente durante uma viagem.

Que tipo de preparação meus filhos precisam ?

Assim como você, elas necessitarão receber algumas vacinas e medicamentos para previnir malária, quando forem para área de risco (bacia amazônica, certas partes da África, Asia e Oceania). Além disso, você deverá aprender como:

* Evitar que seu filho tenha diarréia e como tratá-lo caso ele adoeça
* Proteger seu filho contra insetos, especialmente mosquitos (que transmitem malária, dengue, febre amarela, leishmaniose, etc)
* Evitar acidentes, o que representa um dos maiores riscos para crianças

Quais vacinas elas precisam ?
Assim como você, as crianças devem estar em dia com seu calendário vacinal para previnir muitas doenças. Isto inclui:

* Tétano, difteria e coqueluche (DPT)
* Haemophilus (Hib)
* pneumonia (pneumococcus),
* catapora (varicela)
* poliomielite
* sarampo, caxumba e rubéola (MMR)
* hepatite B

Algumas vezes é necessário acelerar o calendário vacinal, afim de completar todas vacinas antes da viagem. Assim como algumas vacinas, como contra sarampo, podem ser antecipadas para evitar uma provável exposição durante a viagem

Existe risco deles apresentarem diarréia e o que devo fazer se isso acontecer ?

Crianças, assim como adultos, frequentemente apresentam diarréia durante viagens, o que tende a ser mais severo nelas. Crianças costumam apresentar mais episódios de vômitos associados com a diarréia. Assim como os adultos, as crianças devem evitar alguns alimentos. Além disso, se elas estão sendo amamentadas, o aleitamento materno deve ser mantido durante a viagem pois isto protege o bebê contra bactérias nocivas (germes). Se a criança estiver recebendo algum tipo de fórmula, a água utilizada deve ser segura. Água fervida é a mais segura. Crianças maiores que tomam leite, assegure-se de deixá-lo seguro, o que pode ser feito fervendo o leite e deixando-o resfriar. Leite em caixa (irradiado UHT) também é seguro.

* Se seu filho apresentar diarréia, você deve encorajar maior consumo de líquidos e manter a dieta regular, se ele não estiver vomitando. Se ele começar a desidratar, comece líquidos de rehidratação como recomendado abaixo..

Se a criança estiver vomitando você deve começar fluidos de rehidratação, como os sais de rehidratação, para repor as perdas. Você pode comprá-los na maioria das farmácias com o nome de Sais de Rehidratação Oral (SRO), que são disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Você deve misturar os sais conforme instruções no pacote com água tratada (fervida) para dar para a criança.

* As crianças que estão vomitando podem estar com muita sede, o que pode fazer com que elas bebam em excesso e muito rapidamente, resultando em novos episódios de vômitos. É fundamental fazer com que a criança receba pequenas quantidades e com grande frequência. Você deve dar uma colher de chá a cada dois a três minutos. Se a criança aceitar bem, você pode aumentar a frequência ou a quantidade. Caso a criança volte a apresentar vômitos, você deve novamente reduzir a quantidade.

* Tratamento de diarréia. Em crianças com mais de cinco anos, assim como adultos, pode-se usar subsalicilato de bismuto para reduzir a frequência da diarréia. Crianças mais novas não devem usar loperamida. Para casos severos de diarréia, a criança deve receber um antibiótico conforme previamente prescrito.

Tenho que me preocupar com malária?

SIM. Malária em crianças, principalmente naquelas que nunca apresentaram a doença anteriormente, pode ser muito grave. Na verdade, nas formas graves de malária, crianças, bem como qualquer pessoa que nunca tenha apresentado a doença anterioremte, podem morrer em menos de 12 horas do início dos sintomas. Converse com seu médicosobre malária e como previnir que seus filhos tenham picadas de mosquito e que medicações eles devem tomar para previnir a doença.

Qual é o problema mais grave e mais provável de ocorrer com meus filhos durante nossa viagem?

Trauma/acidentes são as piores coisas imagináveis para ocorrer com crianças durante viagens.
* Fique bem atento quando estiver próximo a rodovias, use cinto de segurança e lembre-se que o lugar mais seguro para uma criança dentro de um carro é no meio do banco de traseiro

* Fique atento quando estiver próximo a água, pois afogamento é muito comum.

* Existem coisas que a criança pode não estar acostumada no sua rotina e podem ser perigosas como fios elétricos, veneno contra rato e exposição a animais que podem ser portadores de doenças.

* Inspecione areas onde a criança vai brincar para ter certeza da segurança.


Existe alguma medicação que possa usar nos meus filhos se eles não conseguirem dormir durante o vôo?

Não existem medicamentos mágicos e seguros que façam as crianças dormirem durante o vôo. Dfenidramina, que também é usado para coriza e alergias pode deixar algumas crianças sonolentas. Ele não conseguirá adormecer uma criança que se encontre agitada, mas facilitará o sono para aquela criança que dorme, mas acaba acordando várias vezes devido a movimentação ao seu redor. Se você decidir usar esta medicação, teste inicialmente em casa, pois algumas crianças (3 em cada 100) ficam hiperativas ao invês de sonolentas. Este tipo de medicação costuma ser vendido sem receita médica.


O que acontece com o ouvido dos bebês e das crianças durante o vôo?

Cerca de 15 em cada 100 crianças pequenas que voam apresentarão dor de ouvido. Isto geralmente ocorre quando o avião está pousando. Durante a descida pode ajudar se você der algo para a criança beber, pois isto pode ajudar a descompressão dos ouvidos.

Coisas para lembrar durante sua viagem.

Diarréia: Se uma criança apresentar mais que o dobro de evacuações que ela habitualmente apresenta e estes episódios forem diarreicos, você deve usar o antibiótico prescrito pelo seu médico. Isto é especialmente válido para casos acompanhados de febre, dor abdominal ou sangue nas fezes. Se houver apenas uma diarréia leve, mantenha a dieta habitual.
Vômitos com diarréia: Use os Sais e Soluções de Rehidratação. Você pode adquiri-los facilmente em diversas farmácias no exterior. Misture com água tratada conforme orientações e dê em pequenas quantidades, como uma colher de chá a cada 3 a 5 minutos. Aumente a quantidade conforme a criança tolerar. Reduza a quantidade caso a criança volte a apresentar vômitos e retome a dieta normal assim que for tolerada.

Doença grave ou incapacidade de tomar líquidos: Procure por uma boa assistência local. Se você possuir seguro, eles podem auxiliá-lo a encontrar um bom lugrar. Se seu filho necessitar de injeções ou de hidratação endovenosa (soro na veia), assegure-se de que as agulhas são estéreis e nunca foram utilizadas anteriormente.

Estas orientações não substituem a consulta médica.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário